Ferraz busca área para ampliar Etec

O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, garantiu ontem para representantes da Escola Técnica Estadual (Etec) que a municipalidade não vai medir esforços para doar à escola um novo terreno para sua instalação e ampliação. Enquanto a área não é definida, o tucano determinou que a Secretaria de Obras providencie reforma e manutenção do atual prédio, que funciona no Parque São Francisco.
Acompanhado do secretário de Obras, Antônio Carlos dos Santos Ferreira, Filló recebeu em seu gabinete na manhã de ontem o diretor da unidade, Jonas Pereira de Souza Júnior, o diretor acadêmico da unidade, Márcio da Veiga Cabral, a diretora-administrativa, Márcia Cristina Souza Silva, e a assistente-técnica-administrativa, Maria Antônia da Silva.
O grupo explicou para o prefeito a situação da unidade e pediu ajuda. Entre os problemas estão: laboratórios com goteiras, telhados quebrados, rachaduras, falta de pintura e limpeza, mato alto e ausência de segurança patrimonial foram alguns dos problemas elencados pelos representantes da escola técnica. Segundo Souza Júnior, a estrutura da Etec está bem danificada, principalmente pelo fato de a mesma não ter recebido melhorias nos últimos anos.
O diretor explicou que, quando o Centro Paula Souza, autarquia do governo do Estado, liberou para Ferraz a escola técnica, há mais de sete anos, a administração municipal foi incumbida a disponibilizar uma área para a sua instalação e, também, ficou responsável por sua conservação.
“Não tivemos respaldo da administração anterior, que, segundo o convênio com o Centro Paula Souza, entraria com o local e com sua manutenção, além de ceder dois funcionários para trabalhos administrativos. Enquanto isso, o Estado ficava com a gestão pedagógica. O prédio que nos foi cedido já estava pronto. Parece que ali seria instalada uma creche. Hoje, se mostra muito aquém do que, de fato, precisamos para oferecer um ensino de qualidade. Temos até um curso novo já autorizado, o técnico em Finanças, mas, infelizmente, não conseguimos implementar por falta de estrutura”, complementou Souza Júnior.
Por conta da situação, Filló determinou que o secretário de Obras faça as intervenções necessárias no prédio, localizado no número 2.000 da Rua Doutor Jânio Quadros. Contudo, o prefeito adiantou que deseja que a Etec de Ferraz seja ampliada. Ele vai trabalhar para que uma nova área seja doada à instituição, permitindo, assim, uma melhor instalação e ampliação.
“Já estamos em sintonia com o governo do Estado e vamos encontrar essa área. Passam pela Etec de Ferraz cerca de 1,1 mil alunos por ano. Se formam por semestre 240 profissionais, que, por conta da qualidade do ensino técnico oferecido gratuitamente, conseguem, rapidamente, colocação no mercado de trabalho. Não posso admitir que um curso novo não seja aberto em nossa cidade por falta de infraestrutura. Garanto que, enquanto a nova área não é definida, as obras necessárias serão feitas no atual prédio”, validou Filló.

REGIÃO
Fonte: Diário de Suzano ed.: 9415 - 19 de janeiro de 2013

Educação de Itaquá realiza sarau pedagógico e comemora o Dia do Professor